domingo, 21 de agosto de 2011

Brincadeiras por região - Nordeste

CASTELO OU JOGO DA CASTANHA

• Local: Rio Grande do Norte

• Desenvolvimento:

Para realização do jogo necessita-se de castanhas de caju ou alguma semente parecida. É feito um buraco no chão, e a sua margem coloca-se uma castanha “de pé” ( equilibrada sobre uma de suas bases menores) A uma distância de aproximadamente de 10 metros, traça-se uma linha no chão.
Cada criança deve possuir um conjunto de castanhas. Sorteia-se quem dará início ao jogo. O primeiro jogador lança uma de suas castanhas tentando derrubar o castelo. Uma lança uma de suas castanhas tentando derrubar o castelo no buraco, ganha todas as castanhas anteriores jogadas.
É comum as crianças esperarem que a “vaca fique gorda”, isto é, que haja um grande número de castanhas para premiar quem atingir o castelo. Por isso propositalmente muitos jogadores erram o castelo no começo do jogo.
Variante: Encostar a castanha numa parede, sem, portanto, usar o buraco, bastando derrubar o castelo.

• Objetos ou brinquedos utilizados:
Material: Castanhas de caju ou sementes parecidas.

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da publicação: 1985
COELHINHO

• Local(is): Pará, Piauí, Ceará, Paraná, Rio GDE. do Norte, Sergipe, Bahia, Minas Gerais

• Desenvolvimento:

Uma criança destaca, o “coelhinho”, coloca-se de frente, a uma certa distância ( cerca de 20 metros) de um grupo de crianças dispostas em fileira e de mãos dadas.
Inicia-se então, o seguinte diálogo:
_ Coelhinho passa ? - pergunta o coelho.
_ Não passa! - responde o grupo.
_ Coelhinho passa ?
_ Não passa !
_ E se passar ?
_ Tem cachorro pra pegar e dinheiro pra pagar !
Neste momento, o coelho dispara em direção à fileira onde as crianças, com os braços juntos, não devem deixá-lo passar, mas, se o coelho fugir, as crianças devem pegá-lo.
Caso o coelho não consiga romper a cerca, a fileira fecha-se e inicia-se então o seguinte diálogo:
_ Coelhinho quer sujar !
_ Suje aí. - respondem todos.
_ Coelhinho quer fazer renda() !
_ Pode fazer.
_ Coelhinho quer catar piolho() !
_ Pode catar.
_ Coelhinho quer experimentar os paus !
_ Pode experimentar.
O coelho então verifica se os braços dos meninos são fortes o suficiente para agüentar seu peso, sem gemer. Se isso acontecer, o coelho exclama: - Este é pau ferro ! (ou qualquer outro nome de madeira forte), e continua:
_ Coelhinho quer passear !
_ Pode passear.
O coelho começa então a passear perto das crianças e no primeiro descuido foge correndo. O grupo corre para pegá-lo e a criança que conseguir será o coelho da próxima vez

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da publicação: 1985

GATO E RATO

• Local (is): AM, PA, AP, MA, PI, CE, RN, PB, PE, SE, RJ, SP, PR, SC, RS, MT, DF.

• Desenvolvimento:

As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato) e outra fora ( gato).
As crianças giram e o gato pergunta às crianças:
_Seu ratinho está em casa ?
_Não, Senhor !
_A que horas ele volta ?
_Às oito horas. (ou qualquer outra)
_Que horas são ?
_Uma hora. Que horas são ?
_Duas horas.
Ao chegar a hora determinada pelo grupo, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta:
_Seu ratinho já chegou ?
_Sim, Senhor !
_Dão-me licença para entrar ?
_Sim Senhor !
_ Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato.
O jogo terminará quando o gato conseguir pegar o rato.

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da publicação: 1985




PIQUE - BANDEIRA Local(is): DF
BANDEIRA PI
BANDEIRINHA RN, RJ
BARRA - BANDEIRA RN
PÉ - EM BANDEIRA SE
ROUBA - BANDEIRA AL

• Desenvolvimento:

Separa-se dois grupos de crianças de igual número, sendo admitido uma criança a mais em um dos grupos, no caso do total ser ímpar.
Risca-se uma linha no chão, de forma que separe dois campos de jogo. Do centro desta linha a aproximadamente 10 metros para cada lado, põe-se uma linha a aproximadamente 10 metros para cada lado, põe-se uma “bandeira” (pedaço de pano, jornal, galho de árvore, etc).
Dispostos na linha central, cada grupo no seu campo, devem tentar no momento oportuno, burlando a vigilância dos adversários, roubar a bandeira do grupo contrário e trazê-la para o seu campo. Quem invadir o campo do adversário e for tocado, deve ficar imóvel (“colado”) no lugar, só podendo sair dali se for “salvo”, isto é, se algum dos seus companheiros vier tocá-los. Se o jogador for “colado” quando estiver com a bandeira do outro time, esta deve voltar para o seu local de origem.
Ganha o jogo, a equipe que primeiro trouxer a bandeira do grupo adversário para seu campo.
VARIANTE: Em Sergipe, o jogo chama-se pé - de - barra, mas não faz uso da bandeira. A criança tem que ir ao campo do adversário, tocar um local denominado de “manja” e voltar sem ser tocado. Nos demais aspectos o jogo é idêntico ao pique - bandeira.

• Objetos ou brinquedos utilizados:
Nome: “Bandeira”
Material: Pedaço de pano, jornal ou galho de árvore.

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da publicação: 1985
O LEÃO E A JAULA Local(is): AP, PI, RN, PE, RJ, PR
ESCAPA - TOURO MT
JAULA SP
O GATO E A JAULA AM
O LEÃO QUER FUGIR PB

• Desenvolvimento:

As crianças de mãos dadas formam um círculo e no centro fica uma outra representando a “leão”.
Este, no início do jogo diz:
_ O leão quer fugir !
_ Não pode ! - respondem as crianças.
_ Que é isto ? pergunta o leão segurando o braço de uma das crianças.
_ É ferro ?
_ E isto ? - pergunta segurando o braço de outra.
_ É aço !
E o leão continua perguntando e experimentado as barras que, segundo a criatividade da criança indagada pelo leão, podem ser dos mais variados materiais.
Após algum tempo o leão exclama:
_ O leão quer fugir !
Forçando a barra que considerar mais frágil o leão fugirá e as crianças tentam pegá-lo. Aquele que conseguir será então o novo leão e o jogo recomeçará.

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da publicação: 1985

GALINHA GORDA Local(is): RN
CAÇA AO TESOURO SP
GALINHA D’AGUA RN
MARRECA RN

• Desenvolvimento:

Um grupo de crianças reúne-se dentro d’água, numa praia, açude, etc.
Uma das crianças fica destaca com uma pedra ou caco na mão, que no jogo é chamada de “galinha gorda”. Esta inicia gritando a seguinte seqüência de falas:
_ Galinha gorda !
_ Gorda ela ! - responde o grupo.
_ Vamos comê-la ? - pergunta a criança que está com pedra.
_ Vamos a ela ! - responde o grupo.
Neste momento, a criança joga a pedra e o grupo mergulha à procura da galinha gorda.
O primeiro que achar a galinha gorda é vitorioso e será o próximo a jogá-la para o grupo procurar.

• Objetos ou brinquedos utilizados:
Nome: pedra

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da publicação: 1985


BOI (PIÃO)


• Local: Rio Grande do Norte

• Desenvolvimento:

Cada participante deve possuir um pião e a respectiva fieira ou cabresto (cordão que se enrola no pião para jogá-lo).
O grupo determina de jogadores (cabrestadas) que cada participante dará no pião do perdedor.
É feito um círculo no chão de aproximadamente 15 cm de raio. Cada participante lança seu pião que deve atingir o círculo e continuar rodando. Se todas as crianças jogarem e acertarem o círculo, é feito um novo círculo, agora menor, para assim aumentar o grau de dificuldade.
Quando um participante errar o círculo ou seu não cair no chão rodando, este será o perdedor. Seu pião fica no cair no chão rodando, este será o perdedor. Seu pião fica no centro do círculo e as demais crianças lançam os seus de forma a que, o pião perdedor seja empurrado (tangido) até um buraco aproximadamente 20 metros do círculo (ver gráfico).
Nesse buraco, cada participante joga seu pião, agora bicando o pião perdedor no número de cabrestadas combinado no início do jogo.
Caso, ao tentar empurrar o pião perdedor para o buraco, o jogador erre, seu pião substitui imediatamente o perdedor. A criança que estava fora volta então a jogar.
Observação: Antes de começar o jogo, as crianças costumam definir:
(a) se os piões (do perdedor e dos demais) podem ser substituídos durante o jogo; e
(b) se valerá afiar os bicos dos piões para dar as bicadas.

• Objetos ou brinquedos utilizados:
Nome: Pião
Material: madeira

• Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de

Título: Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . .

Data da coleta: publ. 1985


QUEIMADA OU BALEADO,
BARRA BOLA, BOLA QUEIMADA,
CAÇADOR, CAMBIO, CEMITÉRIO,
MATA-MATA, QUEIMADO

• Local(is): AM, AP, RN, RJ, SP, PR, MT, DF, AC, PB, BA, RS, PE, PA, PI, MA, SE, AL

• Desenvolvimento:

São traçadas três linhas paralelas, distantes mais ou menos 10 metros uma da outra. A linha do meio representa a fronteira entre os grupos.
Dois grupos de igual número de crianças colocam-se de frente para linha central, ligeiramente à frente das linhas do fundo. Por um critério estabelecido pelos participantes, é definido o grupo que inicia o jogo. Este grupo seleciona um de seus componentes, o qual deve, de posse da bola, correr até a linha central e arremessá-la contra inimigo. Violentamente, procurando atingir seus componentes e ao “queimar” seus adversários.
Se algum elemento do grupo inimigo pegar a bola no ar ou após ter tocado no chão, deve correr até a linha central e arremessá-la com o mesmo objetivo.
Quando algum elemento é queimado, deve passar imediatamente para trás da terceira linha no campo inimigo, entregando a bola ao grupo contrário, e só retorna ao seu campo de origem se conseguir queimar um de seus adversários.
Vencerá o jogo o grupo que conseguir trazer o maior número de jogadores para o fundo de seu próprio campo.
Observações: Os jogadores não devem pisar nas linhas enquanto a bola estiver em jogo. Se isto acontecer, perdem o direito à posse de bola, caso tenham.

• Objetos ou brinquedos utilizados:
Nome: Uma bola

• Fonte -MELLO, Alexandre Moraes de - Jogos populares infantis como recurso pedagógico de EF. . ., 1985.















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