segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Atividades Lúdicas


MÓBILE DIVERTIDO


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Cabide, fichas com as letras do alfabeto, revistas, jornais, cartolina, cola, tesoura, fio de náilon e furador.

ATIVIDADE
A professora apresentará a classe uma ficha com uma letra do alfabeto, as crianças deverão procurar nas revistas figuras ou palavras que comecem com a letra determinada, a criança deverá recortar e colar em um pedaço de cartolina, furar e pendurar na letra, e ir pendurando por todo o cabide, formando um móbile alfabético ilustrado.

OBJETIVO
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Observação;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de vocabulário;
- Separação no vocabulário;
- Destreza manual.

MORTO-VIVO


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Agilidade;
- Percepção auditiva;
- Reflexos rápidos.
MOSAICO


IDADE = A partir dos 7 anos

MATERIAL = Papéis coloridos, tesoura, cola e papel canson.

ATIVIDADE
O professor deverá pedir para os alunos cortarem tiras com os papéis coloridos e depois transformá-los em quadrados. O professor deve ter em mãos um mosaico já pronto, para que eles possam ter idéias de como fazer, explicar que com os quadrados poderão fazer diversos desenhos, flores, casas, animais, personagens, etc...

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Imaginação;
- Criatividade;
- Coordenação motora;
- Percepção visual;
- Destreza manual.
NEGA MALUCA


IDADE = 3 a 6 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O condutor deverá formar duplas e cada dupla na sua vez deverá ir ao centro do círculo, um dos dois deverá ser o boneco de pano, ou seja, ele deverá fazer o com o corpo o que o colega quiser, para isso deverá deixar o corpo mole como se fosse um boneco. Exemplos: deitá-lo no chão, coloca-lo sentado com pernas aberta e mãos para cima, colocá-lo para dormir, etc...

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Orientação espacial;
- Esquema corporal.

O DESAPARECIDO


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Uma venda para os olhos

ATIVIDADE
Esta atividade tem que ser feita com uma quantidade grande de crianças. Em uma sala o condutor escolherá uma criança que sairá da sala de olhos vendados e a colocará em outra sala, quando retornar escolherá uma outra criança que ficará escondida, depois que já tiver escondido a criança o condutor voltará com a criança que está de olhos vendados e escolherá uma terceira criança que será a intermediária, ela terá que dar pistas da criança que está escondida, ou seja, características como : moreno, usa óculos, alto, serão no máximo 3 pistas e o intermediário irá perguntar: Quem é esta pessoa? Se a criança acertar ganhará um ponto, se errar pagará uma prenda e o condutor escolherá outras crianças, um para ser vendado, outro para ser escondido e outro par ser o intermediário.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
O DESENHISTA


IDADE = A partir dos 10 anos

MATERIAL = Papel e lápis

ATIVIDADE
Os jogadores devem se dividir em 2 grupos, o primeiro grupo deverá escolher uma palavra para ser desenhada, enquanto isso o outro grupo escolherá entre eles um jogador que desenhe bem, quando tudo estiver certo o jogador da equipe 2 irá até a equipe 1 e lá ficará sabendo a palavra que deverá ser desenhada, ele voltará ao seu grupo e não poderá emitir sons e fazer mímicas, só poderá desenhar. Seus colegas terão 1 minuto para descobrir a palavra, se acertarem ganharão um ponto, se não conseguirem darão o ponto ao grupo adversário. A equipe que fizer mais pontos ganhará a brincadeira.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Coordenação motora;
- Imaginação;
- Conclusão.
O ESCOLHIDO É VOCÊ


IDADE = 9 a 13 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O grupo escolherá um colega que sairá do local, para que os outros possam escolher entre eles um colega que será descrito por eles através de perguntas que o colega que foi retirado vai fazer, por exemplo: Gosta de participar de brincadeiras ?, É inibido ?
Se fosse um animal, qual seria ?. As respostas tem que ser dadas de acordo com as características físicas, com a personalidade, como o colega se apresenta no convívio com o grupo, etc.... O colega que tem que adivinhar poderá fazer quantas perguntas quiser, porém, só terá uma chance para acertar. Caso ele erre terá que pagar uma prenda escolhida pelo colega dono de tais adjetivos.

OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Memorização;
- Capacidade em concentrar dados;
- Imaginação;
- Atenção;
- Capacidade de observar.
O JOGO DO PIM


IDADE = A partir dos 8 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
As crianças escolherão uma tabuada, por exemplo, a tabuada do 7 e começarão o jogo do número 1 até o 70, o primeiro aluno começará e a brincadeira continuará até chegar no número 70, porém os alunos devem falar PIM todas as vezes que for múltiplos de 7 ou números que tem 7, como 17,37, etc.... Os alunos que errarem sairão até que comece a próxima rodada.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Compreensão;
- Seqüência;
- Múltiplos;
- Tabuada.
O JOGO DOS OBJETOS


IDADE = 4 a 6 anos

MATERIAL = Papel canson, objetos, cola.

ATIVIDADE
O professor deve pedir para cada criança 2 objetos diferentes de cada letra do alfabeto (dependendo do número de alunos, divida a turma em grupos e peça objetos de diferentes letras para cada criança). Com o material em mãos, cole os 2 objetos de uma determinada letra em uma folha de canson e embaixo escreva a letra que começa o nome do objeto, em um cartão a parte escreva a mesma letra. Faça isso com todas as letras do alfabeto e depois brinque de achar o par de cada letra.

OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Percepção visual;
- Reconhecimento do alfabeto;
- Memorização;
- Atenção;
- Discriminação auditiva;
- Coordenação visual e manual.
O MESTRE MANDOU


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
Um aluno será o mestre e dará as ordens para os demais integrantes que deverão obedece-lo. O mestre deverá dizer:
- Eu sou o mestre !
- E vocês devem me obedecer, fazendo tudo o que eu mandar.
- Sim, mestre.
- O mestre mandou:
Dancem!
Imitem cobras!
E assim por diante até que seja escolhido outro mestre.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Aquisição de linguagem;
- Coordenação motora;
- Orientação espacial;
- Atenção.
O PASTOR E SUA OVELHA


IDADE = A partir dos 6 anos

MATERIAL = Giz de lousa

ATIVIDADE
O condutor fará um círculo no chão bem grande escolherá um aluno que será a ovelha este ficará agachado, o condutor escolherá outro aluno que será o pastor da ovelha e tomará conta para que ninguém toque nela. As demais crianças ficarão em volta do círculo e tentarão tocar na ovelha, a criança que conseguir tocar a ovelha deverá dar uma volta completa no círculo, carregando-o nas costas. Se o pastor tocar em alguém este será a nova ovelha e a ovelha será o pastor.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Rapidez;
- Coordenação;
- Agilidade;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação.
O ÚLTIMO SOBREVIVENTE


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Bexiga e barbante

ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas que há formas de percebermos sua existência, através do vento, quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco faremos a experiência da bixiga, a professora dará uma bixiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo a aula a professora amarrará em cada bixiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI"( porque sem o ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador que então será o vencedor.

OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equílibrio;
- Percepção visual.
OBEDEÇAM AS ORDENS


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O condutor deverá traçar uma linha no chão que será o limite entre a terra e o mar, escolherá dentre os integrantes um que será o capitão, essa criança dará ordens à todos os marinheiros que estarão sobre a linha demarcada, por exemplo:
- Marinheiros pulem ao mar!
- Marinheiros arrastem-se pela terra!
E assim sucessivamente até escolherem outro capitão.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Linguagem;
- Atenção.
OBJETO ESCONDIDO


IDADE = A partir dos 5 anos

MATERIAL = Um tanque de areia uma argola e varetas na quantidade de crianças.

ATIVIDADE
Uma criança será requisitada para esconder a argola dentro do tanque de areia, enquanto isso os outros alunos ficam de costas para não verem onde o colega está escondendo. Ao sinal do condutor um aluno por vez vai entrar dentro do tanque e espetar uma só vez a vareta na areia e tentar pegar a argola, o aluno que conseguir será o próximo a esconder.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção tátil;
- Imaginação;
- Estimativas;
- Comparações.
OBSERVAÇÃO DO SENSO CRÍTICO


IDADE = A partir dos 3 anos

MATERIAL = Televisão, videocassete.

ATIVIDADE
O condutor deve separar um tempo para assistir um programa, filme ou desenhos com as crianças, seria importante se houvesse comerciais, pois, após assisti-los o condutor irá fazer perguntas para as crianças se estão gostando ? Por que ? Que mensagem está trazendo aquela programação ? É importante sabermos sobre isso? Nos comerciais é verdadeiro o que se fala ? Estas perguntas fará com que as crianças pensem no que viram e comecem a refletir.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Observação;
- Percepção visual e auditiva;
- Senso crítico;
- Aquisição de lingüagem.
OBSERVANDO A CLASSE


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
A professora irá pedir para os alunos ajudarem ela a fazerem uma lista de tudo o que há dentro da sala de aula, depois dos alunos já terem feito à lista, irão classificar em diferentes características, se é duro, mole, áspero, liso, grande, pequeno, cores, etc...

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Selecionar;
- Classificar;
- Atenção;
- Observação.
OBSERVANDO AO NOSSO REDOR


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
Dentro de um ambiente fechado uma criança determinada pelo condutor vai observar e escolher apenas um objeto, as outras tentarão adivinhar qual é o objeto através de perguntas e a criança escolhida só poderá dizer "sim ou não". A criança que acertar terá o direito de escolher outro objeto.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Capacidade de observar;
- Memorizar dados;
- Discriminar objetos;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Capacidade de coletar dados;
- Imaginação.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS


IDADE = 3 a 6 anos

MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.

ATIVIDADE
O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola, juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial.
OLHO MÁGICO


IDADE = A partir dos 3 anos

MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.

ATIVIDADE
A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.

OBJETIVO
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
ORDENS CONTRÁRIAS


IDADE = A partir dos 6 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição horizontal e dar ordens para as crianças, porém as crianças devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar, se alguma criança obedecer a ordem será eliminada.

OBJETIVO
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
PALAVRA CHAVE


IDADE = 3 a 6 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma história, todas as vezes que está palavra for dita as crianças deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
PALAVRA SURPRESA


IDADE = 9 a 12 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta.
OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.

OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.


PALAVRAS AO VENTO


IDADE = A partir dos 9 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
Um aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros alunos deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele terminar, cada aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para cada aluno que acertar marcará um ponto, se caso ninguém acertar, o aluno não passa a sua vez e continua a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o próximo.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
PALAVRAS ESCONDIDAS


IDADE = 5 a 7 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS NA SEQÜÊNCIA


IDADE = 6 a 10 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
PALAVRAS PROIBIDAS


IDADE = 9 a 12 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.

OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE SERVE


IDADE = 4 a 7 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: Este objeto serve para pintar ? As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera, pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
PASSAGEM PELOS VÃOS


IDADE = A partir dos 6 anos

MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.

ATIVIDADE
O condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância uma da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta paralela. Os jogadores deverão jogar a bola rastejando no chão e tentar não atingir as garrafas de plástico, as crianças que conseguirem mais vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.
PÁSSAROS EM FUGA


IDADE = 5 a 9 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
O condutor deve dispor as crianças em círculo, deixando 5 integrantes dentro do círculo, que serão os pássaros. As crianças devem rodar cantando uma música, quando esta terminar os pássaros deverão tentar fugir e os integrantes da roda não podem deixar, os pássaros tentarão sair por debaixo dos braços de seus colegas. Quando todos estiverem livres a brincadeira recomeça com outros pássaros.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Agilidade.

PASSEIO HISTÓRICO


IDADE = A partir dos 5 anos

MATERIAL = Papel, material coletado em um passeio.

ATIVIDADE
O professor antes do passeio deverá pedir para que as crianças coletar objetos(papéis, ingressos, embalagens de doces, sorvetes). No dia seguinte, o professor deverá trazer revistas ou fotos com meio de transportes e montar com as crianças um livro contando a história do passeio. Procurar nas revistas o meio de transporte que foi utilizado para o passeio, se houve outro tipo de meio de transportes, quais os alimentos que comeram, colar os ingressos, as embalagens de produtos ou alimentos adquiridos nos passeios, etc....

OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção aos fatos;
- Imaginação;
- Pensamento crítico;
- Reconhecimento de palavras a primeira vista;
- Escolher e classificar;
- Atenção.
PASSO A PASSO


IDADE = A partir dos 4 anos

MATERIAL = Nenhum

ATIVIDADE
A professora colocará os alunos sentados no chão e depois ela marcará no chão um sinal e pegará um aluno por vez e fará com que ele dê passos até um ponto visível para todos como por exemplo: um banco, uma árvore, o bebedouro, etc..., cada aluno deverá contar quantos passos deu até chegar no local indicado, depois a professora deverá fazer um comentário por que alguns alunos deram mais passos que os outros? Por que o mesmo aluno deu mais ou menos passos quando mudou do local indicado, etc...

OBJETIVO
- Seqüência;
- Contar;
- Analisar distâncias;
- Observação;
- Concentração;
- Pensamento lógico.
RODANDO O SAQUINHO


IDADE = 3 a 7 anos

MATERIAL = Um saquinho de areia

ATIVIDADE
O condutor vai dispor as crianças em roda, uma delas ficará com o saquinho de areia e uma outra ficará fora da roda e de costas para as outras, essa cantará uma música e a criança que está com o saquinho começará a passar o saquinho para o seu colega seguinte e assim sucessivamente até que a música termine, a criança que terminar com o saquinho na mão deverá pagar uma prenda e ocupar o lugar do cantor.

OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação;
- Percepção auditiva;
- Observação;
- Destreza manual;
- Seqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário