quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Atividades de acordo com o nível dos alunos


ATIVIDADES  FAVORÁVEIS  DE  ACORDO  COM  O  NÍVEL  DA

 PSICOGÊNESE  EM  QUE  SE  ENCONTRAM  OS  ALUNOS:


HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA:
Ävanços:
·         Diferenciar o desenho da escrita;
·         Perceber letras e sons;
·         Identificar e escrever o próprio nome completo;
·         Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.

Ä  Atividades favoráveis
·         Desenhar e escrever o que desenhou;
·         Usar o nome em situações significativas: marcar atividades. Objetos, utilizá-los em jogos, bilhetes, etc.
·         Ouvir leitura diariamente pela professora e poder recontá-la;
·         Ter contato com diferentes portadores de texto;
·         Reconhecer e ler o nome próprio em situações significativas: chamadas, jogos, etc.
·         Conversar sobre a função da escrita;
·         Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; bingo de letras;
·         Produção oral de histórias;
·         Escrita espontânea;
·         Textos coletivos tendo o professor como escriba;
·         Aumentar o repertório de letras;
·         Ler nomes das crianças da turma, quando isto for significativo;
·         Comparar e relacionar palavras;
·         Produzir textos de forma não convencional;
·         Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
·         Recitar textos memorizados: parlendas, quadrinhas, poemas, músicas;
·         Atividades que seja preciso reconhecer a letra inicial e final;
·         Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
·         Completar palavras usando a letra inicial e final;
·         Escrever listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem na festa de aniversário, etc.



 

HIPÓTESE SILÁBICA:
  Avanços:
·         Atribuir valor sonoro às letras;
·         Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever apenas o necessário para representar a fala.
·         Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.

Atividades favoráveis
·         Todas as atividades do nível anterior,
·         Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
·         Escrever pequenos textos memorizados ( parlendas, quadrinhas, músicas, trava-língua...)
·         Completar palavras com letras para evidenciar seu som:
                    CAMELO = C____M____L____  ou   ____A____E____O
·         Relacionar personagens a partir do nome escrito;
·         Forca;
·         Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.
·         Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas;
·         Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
·         Leitura de textos conhecidos e já trabalhados;
·         Cruzadinhas;
·         Caça-palavras;
·         Completar lacunas em texto e palavra;
·         Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
·         Evidenciar rimas entre as palavras;
·         Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
·         Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
·         Montar a quantidade de palavras de uma frase.


HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA
Ä  Avanços:
·         Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário.
·         Atribuir o valor sonoro das letras;

Ä  Atividades favoráveis
·         As mesmas do nível anterior;
·         Separar as palavras de um texto;
·         Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: Associar o “GA” do nome da “GABRIELA” para escrever “GAROTA”, “GAVETA”...;
·         Ditado de palavras conhecidas;
·         Ditado de grade;
·         Forca;
·         Produzir pequenos textos;
·         Reescrever histórias;
·         Pesquisar os usos da ordem alfabética em nossa sociedade;
·         Discutir em atividades coletivas a importância do uso da ordem alfabética como recurso organizador em vários instrumentos sociais, como catálogo telefônico, lista de alunos; fichário; arquivo, dicionário, etc;
·         Procurar desenvolver o próprio pensamento das crianças para  que  percebam o que é provável e o que é impossível encontrar na linguagem escrita;
·         Pesquisar palavras que têm ou não acento, dentro de um pequeno texto. É fundamental que o professor trabalhe por investigação. Toda descoberta vai sendo discutida e registrada. Não se deve dar a “receitas” prontas ao aluno;
·         Pesquisar quais maneiras possíveis de terminar palavras.
·         Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece.
·         Pesquisar as letras de imprensa minúsculas, apenas e tão somente, para a leitura. As crianças jamais irão utilizá-las para registras seus textos, apenas para serem capazes de ler, sem dificuldade. Pedir aos alunos para recortar de revistas e organizar as letras, fazendo correspondência termo a termo entre os dois tipos de letras: maiúsculas, minúsculas. Pode apresentar listas em imprensa minúscula. Pode proceder da mesma forma, pedindo para transcrever frases até pequenos textos. É uma apropriação lenta e gradual, que pode transcorrer com calma durante todo o estágio silábico-alfabético.
·         Cruzadinhas utilizando fotografias;
·         Formação de frases;
·         Pesquisa sobre o significado de nome das crianças, seguindo a ordem alfabética;
·         Escrever uma lista de nomes e discutir como colocá-los em ordem alfabética.
·         Fazer acrósticos, trabalhando coletivamente, tendo o professor como escriba, fazendo o registro no quadro;
·         Fazer caça-palavras, imprimindo maior grau de dificuldade a essa atividade, como: na vertical, na diagonal, em ordem inversa, etc.

HIPÓTESE  ALFABÉTICO
Ä  Avanços:
·         Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).
·         Usar a letra cursiva.

Ä  Atividades favoráveis
·         Todas as anteriores;
·          Leituras  diversas;
·         Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
·         Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
·         Jogos diversos como bingo de letras e palavras; forca...




ALFABETIZAÇÃO COM SUCESSO

Luzia Bontempo
ALFABETIZAÇÃO LÚDICA – CAIXA DE FERRAMENTAS
Gláucia Perreira / Tathiana Campos / Vera Lima










 

Abraços, Virgínia Stela

Nenhum comentário:

Postar um comentário