sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cordel -A Sopa de Pedra

O nível II também produziu um cordel: A sopa de pedra -  A lenda que Cascudo nos contou

Vamos contar um conto do Cascudo
Nosso folclorista querido
Esse homem sabia de tudo
De tudo um pouco e um pouco de tudo.

Era uma vez um  viajante que se chamava Pedro
Ele era um mineiro sanfoneiro
Caipira muito famoso
Por ser muito matreiro.

Andando de terra em terra
Passando de lugar em lugar
Sua comida já era!
E a barriga  estava a roncar.

Não queria pedir comida
Pois tinha muita vergonha
E pensando o que ia fazer acabou chutando uma pedra.
Então Pedro teve uma idéia.

Batendo na porta de um fazendeiro
Um  grande agricultor
Que tinha muito dinheiro
Disse logo bom dia!
Pra mostrar simpatia.

E disse: quer comer a melhor sopa do mundo?
Você não vai encontrar igual
Pois tem uma pedra lá no fundo
E dá um gosto  fenomenal.
E  só colocar água e sal.

E fervendo disse logo
Uma batata caía bem
E o fazendeiro bondoso
Na minha horta: Tem!

E assim o viajante errante
Disse logo sem tardar
A Sopa está quase pronta
Mais umas cenourinhas vinham a calhar.

E o fazendeiro logo envaidecido ficou
Na minha horta tem cenoura
Pois na horta muita cenoura plantou
E a sopa demorou...

E assim o viajante assim foi dizendo
Tomate, carne, cebola e feijão
E o fazendeiro trazendo
Completando com macarrão.

  E a sopa cozinhou na fervura
Quentinha ela ficou
  Uma delicia de gostosura
A todos agradou.

E o fazendeiro quis comprar
A pedra tão valiosa
  Pedro disse logo sem tardar
Não vendo minha pedra preciosa.

E Pedro continuou andando de terra em terra
Espalhando em todo lugar
A  sua famosa  a sopa de pedra
Com a barriga cheia a ficar.

 Autora: Camila Percília Alves de Carvalho Costa
Se utilizar o texto, por favor dar os dévidos créditos a autora e blog.





Mostra Cultural 2010

Estou postando algumas fotos da II Mostra Cultural da Escola Ser e Aprender, onde sou professora do nível II.
bjus 
Réplica do Memorial Câmara Cascudo
                                                      
    Mural principal da Mostra


Lenda da Vitória Régia e do Boto - Lendas trabalhadas pelo nível II manhã e  tarde


 A árvore dos Sacis!!!


Essas são algumas fotos,quando puder posto mais!!!  Nossa  Mostra foi um sucesso!! Parabéns a equipe Ser e Aprender e aos nossos alunos !!!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Combinados

Combinados fazem parte da nossa rotina escolar.São umas das partes fundamentais para o nosso trabalho.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desenvolvimento das habilidades motoras finas

Créditos: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com
0-3 meses
•as mãos frequentemente permanecem fechados
•tem reflexo de agarrar (objetos agarra involuntariamente se colocado na palma da mão)
2-4 meses
•alcança objetos
4-8 meses•pode transferir objetos de um lado para o outro
•pode pegar cubo/objetos coloridos ou contraste(preto/branco ou amarelo/vermelho) linha média
10 meses•pega brinquedos para a frente e a lado
12 meses•capazes de pegar objetos pequenos com o polegar e o dedo indicador
2 ANOS
•coloca sapatos, meias, tira os sapatos e meias
•pode usar uma colher por si mesmo, mantendo-o na posição vertical
•pode desenhar e copiar uma linha vertical
3 ANOS
•seqüências de grandes contas
•recortar o papel com uma tesoura
•faz bolinhas e rolinhos com a massinha
•pode desenhar e copiar uma linha horizontal
4 ANOS•capaz de completar puzzles simples
•pode construir uma torre de nove pequenos blocos ou mais
•pode obter-se vestir / despir de forma independente; só precisa de ajuda com botões, ainda confunde frente / trás para a roupa, e à direita / esquerda para calçados
•pode alimentar-se com pouco ou nenhum vazamento, bebidas de um copo de vidro com uma mão
•pode derramar sua bebida de uma jarra se não for muito pesado
•pode colocar pequenas estacas em pequenos orifícios
5 ANOS•pode usar a tesoura e cortar a seguir duas linhas retas e curvas
•pode gerenciar botões, zíperes, fechos e completamente
•pode desenhar e copiar uma cruz (uma vertical e uma horizontal linhas se cruzam)
•pode conter garfo com os dedos
•pode se alimentar com sopa derramando pouca ou nenhuma
•dobras de papel ao meio
•coloca uma chave em uma fechadura e abre
5-6 ANOS
•Pode vestir-se completamente sozinho e, geralmente, amarrar os sapatos
•cortes quadrado, triângulo, círculo e imagens simples com uma tesoura
•usa uma faca para espalhar os alimentos (geléia, manteiga de amendoim, maionese, etc), usa uma faca para cortar alimentos macios
•capaz de desenhar e copiar uma linha diagonal

Sugestões de atividades para Coordenação Motora Fina

Créditos : http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)
-Alinhavo com canudinho
-Brincadeiras com receitas de massinha caseira
-Pintura
-Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos. 

História Dona Baratinha

Gosto muito dessa historia, como minha net é lenta, vou postando as imagens aos poucos!!