sábado, 18 de setembro de 2010

Jogos


Sugestões de Jogos



1. Jogo das Cores (autoria: Ivanise Meyer)
♥ Objetivo: Identificar as cores associando-as às ilustrações selecionadas.
♥ Materiais: Várias gravuras com imagens de frutas, objetos e flores, onde a cor seja única (por exemplo: morango = vermelho, limão = verde). Cartões (quadrados) com as cores que aparecerão nas gravuras.
♥ Como brincar: As crianças em roda, tirarão de um saco ou caixa uma gravura. As gravuras podem estar relacionadas a um tema que esteja sendo trabalhado (frutas, por exemplo). Conversamos sobre as imagens, identificando o nome de cada uma. Depois a professora mostra um cartão e pergunta quem tem uma imagem daquela cor. Identifica-se a cor e as imagens correspondentes.
- Sugestões: Após o jogo, fazer listas das imagens que apareceram em determinada cor. Montar um cartaz (ou mural) com as imagens de cada cor utilizadas no jogo. Perguntar que outras coisas conhecem com as cores trabalhadas.
- Há uma música (aprendi no Normal) que diz assim:
"Qual é a cor deste cartão,
Vou bater assim
(bater 3 palmas)
E você dirá então..."

2. Dez Coloridos (autoria Katia Smole)
♥ Material: canudos coloridos, copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.
♥ Aplicação: as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo. - Variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou mais / menos / mesma quantidade, etc.
Caixa de plástico com o material do jogo "Dez Coloridos".
Material do jogo.
3. Macaco disse... (domínio público)
♥ Objetivo: Trabalhar o esquema corporal e desenvolver a percepção auditiva.
♥ Como brincar: As crianças ficam em fila, uma ao lado da outra, de frente para quem comanda a brincadeira.
O professor(a) diz:
- Vocês só devem fazer o movimento quando eu falar "macaco disse".
Em seguida, o professor(a) dirá (fale frase de cada vez e espere as crianças realizarem o movimento):
- Macaco disse: mãos na cintura.
- Macaco disse: mãos na cabeça.
- Macaco disse: faça careta.
- Macaco disse: pule para trás.
De vez em quando, diga o comando sem começar com "macaco disse", pois sem o comando o movimento não deverá acontecer.
PS: Pode-se usar um fantoche (ou macaquinho de pelúcia) para ajudar na brincadeira. Quando não falar "macaco disse", coloque o boneco atrás de você.
1. Barata Assustada
♥ Conteúdo: espaço e forma - direção e sentido.
♥ Regras: Os participantes se organizam em círculo. Um deles recebe uma boa. Ao sinal, a bola deve ser passada rapidamente para o participante mais próximo, um por um. Quem estiver no comando bate palamas. Então o jogador de posse da bola deve inverter imediatamente o sentido. Se não prestar atenção ou não escutar o sinal e continuar passando a bola no mesmo sentido, sairá do jogo.
♥ Objetivo: permanecer no jogo até restarem somente dois participantes.

2. Elefantinho Colorido
♥ Conteúdo: correspondência.
♥ Regras: Um dos participantes é escolhido para dizer: "efefantinho colorido!". Os outros perguntam: "de que cor?". Então ele escolhe uma cor e fala rapidamente. Os jogadores precisam correr e tocar em alguma coisa da cor escolhida.
♥ Objetivo: Encontrar mais vezes as cores pedidas.


3. Travessia da floresta
♥ Conteúdo: Espaço e forma - dentro e fora.
♥ Regras: desenhar no chão um retângulo grande (será a floresta). Dentro ficam 3 participantes, os pegadores. Os outros ficam fora. Ao sinal, os jogadores que estão fora do retângulo tentam atravessá-lo sem serem pegos. Quem for pego, passa a ser mais um pegador.
♥ Objetivo: não ser pego até o final da partida.

4. Acorda, senhor urso!
♥ Conteúdo: números - muito e pouco
♥ Regras: O urso (uma criança) está dormindo e uns amigos vão acordá-lo, dizendo: "acorda, senhor urso!" Ele leva um susto tão grande, que sai correndo atrás de quem o acordou. Se o participante for pego, ficará preso na toca do urso.
♥ Objetivo: contar quantos participantes o urso consguiu prender em sua toca.


5. Fogo na fruta
♥ Conteúdo: números - contagem
♥ Regras: O participante escolhido deve pensar em uma fruta e anunciar suas características de acordo com a cor e forma. Os outros vão dizendo nomes de frutas. Quando alguém acertar o nome da fruta, o participante deverá gritar: "fogo na fruta!". Então, quem tiver acertado a fruta conta até dez e sai correndo para pegar os outros jogadores.
♥ Objetivo: não ser pego.

6. Jogo das contas
♥ Conteúdo: grandezas e medidas - tempo
♥ Regras: cada participante recebe um pedaço de barbante e um punhado de macarrão (aquele que tem um furo no meio). Ao sinal, os jogadores terão um minuto para colocar as "contas" no barbante.
♥ Objetivo: Encaixar o maior número de contas no barbante.
Créditos: Baú de Idéias


Brincadeiras Psicomotoras


Aí vão algumas sugestões de brincadeiras: